domingo, 17 de maio de 2009

Memória em Branco e Negro - Debate 26/05/09 - SP

Memória em Branco e Negro: olhares sobre São Paulo (Editora UNESP – 1998), livro de Teresinha Bernardo, será o centro do debate no próximo dia 26 de maio, terça-feira, às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

O livro abarca a dimensão da lembrança como fundamental para revelar um passado vivido por descendentes de africanos e italianos, nas primeiras décadas do século XX, na cidade de São Paulo. São múltiplas as cidades que vão sendo recuperadas através das lembranças, na medida em que uma mesma cidade contempla relações sociais, que também são raciais, vividas por segmentos diferentes de sua heterogênea população.

O tema interessa aos estudiosos de São Paulo e de todas as cidades, aos que se dedicam às questões de gênero, gerações e relações raciais, mas muito especialmente a todos aqueles que vivem na cidade, independentemente de sua ciência, cor, sexo e idade.

Expositora: Teresinha Bernardo, Mestre e Doutora em Ciências Sociais – PUC/SP, Antropóloga e Professora da PUC/SP

Debatedores: Márcia Merlo, Mestre e Doutora em Ciências Sociais – PUC/SP, Antropóloga, Professora da PUC/SP e da Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Acácio Almeida, Mestre em Ciências Sociais – PUC/SP, Doutor em Sociologia - USP,
Antropólogo, Professor da PUC/SP e Vice-Coordenador da Casa das Áfricas

Mediadora: Jacy Machado Barletta, Mestre em História e Historiografia da Educação - USP, Foi Professora da rede pública de ensino e é Historiógrafa do CEDEM/UNESP

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br

Data e horário: 26 de maio de 2009 (terça-feira) às 18h30

Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário: