quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Graffiti especial


Quase um mês de oficina nova. Desta vez, para crianças especiais. Mas afinal, que são crianças especiais? Todas não são? Bom, meus alunos tem síndrome de down, autismo e tem até um cadeirante, e eu garanto a você que eles são mais do que especiais, mas rótulo não é legal pra ninguém. Eu não gostaria que me conhecessem apenas como a “convulsivante” do local. Eles são diferentes, mas quem é comum?
O grande lance é que pra lidar com a tchurminha precisamos sair da nossa zona de conforto, precisamos ir até eles, entrar no mundo deles. E nem sempre estamos a fim de dar a aula para o aluno, por incrível que pareça. Queremos o domínio da sala de aula, onde fazemos as regras e temos total controle sobre tudo e todos. Mas com eles não é assim. Pra entrar no mundo do autista, você tem que gostar do que ele gosta, fazer oque ele faz e esta é a senha de entrada. A senha para os que tem síndrome de down é chronos: você precisa virar adolescente também. Para o cadeirante, a senha é entender a cadeira de rodas como parte dele, não como um objeto. Como seria legal se os meus professores tivessem viajado comigo: no tempo, no espaço, no coração.

Hoje eu parto do seguinte princípio: um aluno que pode decorar quem são os X-Men, seus poderes, identidade secretas, biografias, amigos e inimigos podem aprender qualquer coisa. Basta tornar o ensino atraente. Todas as aulas deveriam ser, mas alguém decidiu que o ensino tinha que ser um inferno para os alunos, o calvário da infância e adolescência, e conseguiu muitos adeptos. Minha irmã está fazendo supletivo, apanhando da matemática, como eu apanhei um dia. Mas na minha escola, não era nota, era conceito. Você não podia apenas tirar um zero humilhante numa matéria que você não conseguia entender nada: você tinha conceito. “I”, de insuficiente para os professores, ou “ignorante”, “idiota”, “imbecil”, entre os colegas de classe. Eu a consolei: “olha, Einstein também era péssimo em matemática”. Mas ela ainda tinha um problema pela frente, aliás, como se tratava de matemática, ela tinha vários problemas pela frente. Não sei se fiz bem. Mas minha irmã já tem idade o suficiente pra saber que não vão ensinar a teoria das supercordas na aula de física, que ela nunca vai decorar a tabela periódica e que há regras para interpretação de texto que somente são ensinadas quando você estuda para concurso público, e não na escola.

Ah, não dá pra esconder a bronca da matemática. Eu tive bons professores nesta matéria, aliás, professores impressionantemente fantásticos,do tipo que marca uma aula só com você até que você enteeda, mas não conseguia aprender. Como eu ia aprender uma matéria onde você não pode se distrair? Eu, artista? Eu sabia tudo sobre os Beatles e os Rolling Stones, e conhecia B.B.King aos nove anos de idade, e também Gal Costa, Chico e Caetano. Sabia quem era Portinari e Freud, mas isso não me ajudava com a matemática. Os problemas começaram com o MDC. Daí por diante, foi uma via-crúcis. E tudo oque eu uso hoje são as operações básicas, com a calculadora, que tem no celular. Uso muito, pra fazer os cálculos dos metros da madeira para os quadros, a conversão de medidas, preciso saber o preço da lata de tinta, valor comparado a quantidade. E só.

Bem, estou feliz com a aula de ontem, os alunos me surpreenderam. Começamos um mural com letras, oque era importante, porque assim, sem querer, eles vão aprendendo as letras. Alguns ainda não articulam palavras, e outros ainda tem dificuldades com o aprendizado. Mas como é uma “tchurminha’ interessante. Eles estavam com o tradicional medo de se sujar, mesmo eu tendo avisado que eles se sujariam muito, e mesmo usando uma roupa mais velha para este fim, eles estavam preocupados. Estratégia? ”Tia Lya, você ta fazendo oque? Olha, gente, tia Lya tá com a mão dentro da lata de tinta”...”tia, você se sujou...”e gargalhadas rolaram na liberdade do pôr do sol fresquinho em Piratininga.

Lya Alves
http://www.lyaalves.com/
http://www.intercambioculturalarts.com/

domingo, 7 de março de 2010

A Estória de Jackson Pollock, por Lya Alves

Há muito tempo atrás, na terra encantada, havia um mágico chamado Jackson Pollock, que morava numa maçã e usava sua varinha mágica para dar vida às tintas, ele fazia uma dança mágica, agitava os braços e então, de repente, aparecia uma gigantesca multidão de pingos incandescentes que, juntos uns dos outros, criavam vida e dançavam com ele, fazendo muitos splats por aí.




terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Oficina on-line gratuita: "O uso das novas tecnologias no âmbito da arte-educação

O uso das novas tecnologias no âmbito da arte educação
Uma oficina gratuita para professores via web

A oficina se propõe a criação de um conjunto de estratégias para promover conversas sobre o uso das novas tecnologias no âmbito da formação de professores de arte, debatendo alguns aspectos importantes desta área, além de reflexões sobre as aproximações da internet e a escola. A oficina tem como objetivo implementar uma proposta de formação tecnológica no ensino de arte para professores que atuem com turmas de ensino fundamental na escola formal.

Público alvo: professores de arte que atuem em escolas públicas ou particulares com adolescentes dos anos finais do ensino fundamental formal.

Carga horária e período: 40 horas - 18 de janeiro a 21 de fevereiro de 2010

Número de vagas: 40

Haverá certificado de conclusão para os participantes que cumprirem 70% das ações previstas.

Como fazer a Inscrição: interessados devem baixar e preencher um questionário de pré-seleção disponível no endereço http://www.virtual.udesc.br no período de 20 de dezembro a 05 de janeiro de 2010, seguindo as recomendações de envio constantes no próprio questionário.

Os selecionados serão informados via email até 12 de janeiro de 2010, devendo
confirmar seu interesse na vaga através de mensagem até dia 15 de janeiro de
2010.

Informações adicionais poderão ser obtidas através do email: ticsarte2010@ gmail.com

Estratégias: totalmente a distância via internet a oficina é constituída de leituras recomendadas e complementares, além de atividades práticas como sessões de debates sobre os temas estudados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Propõe-se aos participantes um projeto para ser realizado com seus alunos do ensino fundamental ao final da oficina.
É aconselhável que o participante tenha familiaridade com as principais ferramentas da internet e disponha de tempo (1 hora diária) para se dedicar ao curso e se envolver com a turma.

Alguns conteúdos que serão abordados: O ensino de arte na contemporaneidade;
O uso das novas tecnologias nas aulas de arte;
Estratégias de aprendizagens em arte,finalizando com um projeto de construção de um
Ambiente virtual de aprendizagem para intercambio com turmas do ensino
fundamental.

Informação recebida do grupo Arte-Educar - arte-educar@yahoogrupos.com.br;

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Campanha em prol da ONG Capoeira Capaz, em São Paulo

O professor Eduardo Areias, é fundador da ONG Capoeira Capaz, que atende atualmente cerca de 180 crianças carentes, moradoras dos bairros Jardim Olinda, Jardim Catanduva e região.
Com sede na Rua João Dias Verjara, 826, no Jardim Olinda, São Paulo-SP, Eduardo e outros professores atendem voluntariamente crianças de escolas públicas na região, que participam de aulas de capoeira, danças folclóricas brasileiras e encontram ambiente saudável e cultural, que em breve contará com biblioteca, brinquedoteca, aulas inglês e também de reforço escolar.
Para as crianças participarem deste projeto, é fundamental que elas estejam matriculadas e frequentando aulas no Ensino Fundamental ou Médio, além de obter bom desempenho, por meio de boas notas. Além disso, devem ser comportadas e dispostas a querer um futuro melhor.
O intuito da Capoeira Capaz é ajudar a educá-las, junto com suas respectivas famílias, para que elas tenham um futuro digno, uma convivência feita de solidariedade, companheirismo e amor ao próximo. Para conhecer melhor a proposta, visitem o site www.capoeiracapaz.org.br
O projeto Capoeira Capaz vai completar 2 anos em novembro deste ano e vai comemorar com um grande evento para todas as crianças e moradores do bairro onde o projeto acontece.
Convidamos a todos que quiserem conhecer de perto o projeto e participar dos eventos. Caso tenha interesse acesse o site www.capoeiracapaz.org.br ou entre em contato com Eduardo.
O projeto Capoeira Capaz tem tido repercussão internacional, atraindo professores da Alemanha, da Suécia e dos Estados Unidos, países em que o professor Eduardo tem ministrado cursos também.

Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a colaborar com o Capoeira Capaz doando camisetas brancas, tipo hering, a partir do tamanho 8.
Quem desejar, pode entrar em contato com Eduardo para oferecer outros tipos de doação ou trabalho voluntário, no e-mail capazcapoeira@hotmail.com ou no telefone tel [11] 8149 7901)

“Acreditamos no seu interesse em fazer parte de nossa estória e ajudar nosso projeto com doações para o evento e em contrapartida com a divulgação da logo marca de sua empresa ou comércio. Todos nós vamos agradecer e temos certeza que sua atitude fará muitas crianças felizes!
Estamos precisando de 200 camisetas brancas e 40 calças de capoeira. Contamos com sua generosidade em contribuir com doações.”
Abraços,
Professor Eduardo Areias

Curso: Mediação Cultural: Conceitos iniciais – Aprender fazendo

Este curso via web propõe a criação de uma série de estratégias para promover conversas iniciais com educadores sobre a mediação cultural, debatendo alguns aspectos importantes desta área da educação, além de reflexões sobre as aproximações entre a escola e o museu.

O curso é dirigido a professores da educação básica (ensino formal), educadores de instituições não-formais, agentes culturais e mediadores de museus, além de outros interessados.

Gratuito, tem carga total de 80 horas e ocorre no período de 5 de novembro a 12 de dezembro de 2009. Haverá declaração de conclusão para os participantes que cumprirem pelo menos 70% das ações previstas.

Para inscrição neste módulo os interessados devem baixar e preencher um questionário de pré-seleção disponível no endereço http://migre. me/9rVS link cursos no período de 26 a 29 de outubro de 2009, seguindo as recomendações de envio constantes no próprio questionário. Os selecionados serão informados via e- mail até o dia 1º de novembro, devendo confirmar seu interesse na vaga através de mensagem até o dia 03 de novembro de 2009. Informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail af.em.curso@ gmail.com .

O número de vagas é de 60, divididas entre duas turmas.

O curso é teórico com algumas ações práticas e é realizado a distância através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Consiste de leituras e discussões através do ambiente, com estudos individuais e em grupos.

É aconselhável que o participante tenha familiaridade com as principais ferramentas da internet e disponha de tempo para se dedicar ao curso e se envolver com a turma.

Alguns conteúdos abordados: usando um ambiente virtual como possibilidade de ensino e aprendizagem; netiqueta; perfil do aluno de EaD; otimizando imagens para a internet – uma introdução; mediação cultural no museu, instituições culturais e na escola; aproximações entre museu e escola; alguns pontos-chave da mediação; diferentes tipos de público; materiais de apoio na mediação cultural; desdobramentos da mediação em sala de aula.

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Ana Maria Schultze
Projeto Arte-Educar
São Paulo - SP - Brasil

terça-feira, 20 de outubro de 2009

IX Jornada Corpolinguagem e II Encontro Outrarte, em Campinas-SP

4, 5 e 6 de Novembro de 2009
Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP

Programação
04/11 -Quarta-Feira
8:30 - 9:00: CREDENCIAMENTO E INSCRIçõES DE úLTIMA HORA

9:00 - 10:45 - MESA REDONDA 1: /PSICANáLISE: POLíTICA E CULTURA I
Maria Cristina Candal Poli (UFRGS), Caterina Koltai (PUC-SP) e Anna Carolina Lo Bianco (UFRJ)

10:45 - 12:30 - MESA-REDONDA 2: /PSICANáLISE: POLíTICA E CULTURA II
Miriam Debieux Rosa (USP/PUC-SP), Paulo César Endo (USP) e Simone Moschen Ricke(UFRGS)

12:30 - 14:00 - ALMOçO

14:00 - 16:00 - MESA-REDONDA 3: PASSAR PELA ESCRITA PASSAR AO ATO
Nina Virgínia de Araújo Leite (UNICAMP), Flávia Trocoli (UFRJ), José Guillermo Milán-Ramos (UNINCOR) e Suely Aires Pontes (UFRB)

16:00 - 16:30 - COFFEE-BREAK

16:30 - 19:30 - OFICINAS (1º DIA)

OFICINA 1: ESTRUTURA E HISTóRIA: AS ESTRUTURAS CLíNICAS E OS NOVOS SINTOMAS
Christian Ingo Lenz Dunker (USP)

OFICINA 2: ESCRITA NA PSICOSE
Andrea Carvalho Bezerra de Menezes Masagão (UNICAMP)

OFICINA 3: A PASSAGEM AO ATO NA ADOLESCêNCIA
Angela Maria Resende Vorcaro (UFMG) e Carla Almeida Capanema (UFMG)

OFICINA 4: O CINEMA NA PSICANáLISE
Ana Maria Medeiros da Costa (UERJ)

OFICINA 5: O ATO DE ENSINO
Rinaldo Voltolini (USP) e Luis Ernesto Behares (UdelaR-Uruguai)

OFICINA 6: CON-DISSONâNCIAS: ATO ANALíTICO, POESIA E MúSICA
Adrián Villalba Francia (UdelaR-Uruguai) e Ana María Fernández Caraballo (UdelaR-Uruguai)

OFICINA 7: MEMóRIA E CENSURA
Márcio Orlando Seligmann-Silva (UNICAMP) e Tania Rivera (UnB)

19:30 - 20:00 - LANçAMENTO DE LIVROS
Giros da Transmissão em Psicanálise: Instituição, Clínica e Arte, organizado por Nina Leite e Angela Vorcaro
Corpoiesis: a criação do ator, de Newton Murce, Editora da UFG, Goiânia.
Transmitir a clínica psicanalítica/, de Érik Porge, Editora da UNICAMP, Campinas; tradução de Viviane Veras e Paulo S. de Souza Jr.
Rio-Durham-Berlim: Um diário de ideias./, de Fábio Durão, Setor de Publicações do IEL/Unicamp, Campinas.

20:00 - 21:30
CONFERêNCIA DE ABERTURA: /ESTRUTURA E FUNçãO DO ATO ANALíTICO - Gerard Pommier (Université de Strasbourg)

05/11 - Quinta-Feira
9:00 - 10:30 - MESA-REDONDA 4: DOR E ATO POéTICO
Fábio Akcelrud Durão (UNICAMP), Maria Ester Maciel de Oliveira Borges (UFMG) e Sônia Xavier de Almeida Borges (UVA)

10:30 - 12:00 - MESA-REDONDA 5: TRADUçãO, INTERPRETAçãO E ATO ANALíTICO
Maria Viviane do Amaral Veras (UNICAMP), Mariângela de Andrade Maximo Dias (EPC) e Maria Rita Salzano Moraes (UNICAMP)

12:00 - 14:00 - ALMOçO

14:00 - 16:00 - COMUNICAçõES

16:00 - 16:30- COFFEE-BREAK

16:30 - 19:30 - OFICINAS (2º DIA)

19:30 - 20:00 - INTERVALO

20:00 - 21:30 - ENCONTRO MARCADO: MEMóRIA E ATO
Lucia Castello Branco (UFMG) e Urânia Tourinho Peres (COLPSIBA)

06/11 - Sexta-Feira

9:00 - 10:30 - MESA-REDONDA 6: CINEMA, PSICANáLISE E ATO
Maria Teresa Guimarães de Lemos (EPC), Maria Rita Kehl e Ricardo David Goldenberg (PUC-SP)

10:30 - 12:30 - MESA-REDONDA 7: O ATO NA LITERATURA: O TRáGICO E O CONTINGENTE Ettore Finazzi-Agrò (Università degli Studi di Roma "La Sapienza"), Antônio Alcir Bernardez Pécora (UNICAMP) e Isabella Tardin Cardoso UNICAMP)

12:30 - 14:00 - ALMOçO

14:00 - 15:00 - ENCONTRO MARCADO: CINEMA E ATO ANALíTICO
Marcelo Masagão e Gilson de Paulo Moreira Iannini (UFOP)

15:00 - 17:00 - CINEMA EM ATO: EXIBIçãO DE O PRISIONEIRO DA PASSAGEM (HUGO DENIZART, 1982)
DEBATE: Marlene Iucksch (ALI) e Mauro Mendes Dias (EPC)

17:00 - 17:30 - COFFEE-BREAK

18:00 - 19:00 - CONFERêNCIA DE ENCERRAMENTO: ACORDANDO DISCURSOS ADORMECIDOS: O QUE
O ATO POéTICO DIZ DO ATO ANALíTICO
Cláudia Thereza Guimarães de Lemos (UNICAMP)

Chico dos Bonecos no Instituto Maria Antonia, em São Paulo


(Clique na imagem para ampliá-la)

VI Congresso de Estética e História da Arte, em São Paulo

VI CONGRESSO DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

ARTE, CIDADE E MEIO AMBIENTE

21 a 23 de outubro de 2009


Cidade Universitária - São Paulo - SP

Inscrição para ouvintes até 21 de outubro

Comunidade USP - R$25,00
Comunidade externa - R$50,00

Ficha de inscrição: http://www.macvirtual.usp.br/mac/arquivo/2009/PGEHA/vicongresso/ficha.doc

Informações e inscrições

Secretaria do Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte

Rua da Reitoria, 109A - Cidade Universitária ? São Paulo - SP
11 3091-3327 | pgeha@usp.br

http://www.macvirtual.usp.br/mac/menuLateral.asp?op=5&idEvento=260

PROGRAMA

21 de outubro (quarta-feira)
14 horas
Abertura
Auditório FEA USP
Lançamento dos livros
Poéticas da Natureza - Kátia Canton
Artemídia e a Cultura Digital - Artur Matuck
Apresentação Musical
Homenagem Póstuma a Arcângelo Ianelli

14h30
Conferência Magna
Auditório FEA USP
Arte e Literatura na Teledramaturgia
Maria Adelaide Amaral

22 de outubro (quinta-feira)
9 horas
Auditório FEA USP
XIX Seminário Schenberg - Arte e Ciência
Ampliação do Olhar
Apresentação Musical - Depto de Música ECA USP

Ópera das Pedras

Denise Milan (Artista Plástica)
Uma Ampliação do Olhar para uma Ampliação do Mundo
Ana Mae Barbosa (ECA USP)
Mario Schenberg - Voar Também é com os Homens
José Luiz Goldfarb (PUC SP)

14 horas
Auditório de Artes - CCA ECA USP

Sessão de Comunicados -História e Historiografia da Arte/ Teoria e Crítica da Arte
Coordenação: Dilma de Melo Silva (PGEHA USP)
14 horas

Sala de Defesa CCA ECA USP
Sessão de Comunicados -Produção e Circulação da Arte/ Epistemologia e Metodologia da Arte
Coordenação: Edson Leite (PGEHA USP)

23 de outubro (sexta-feira)
14 horas
Visitas Técnicas a Museus e Ateliês

Fonte: MAC-USP