quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Atividades no Centro Cultural de São Paulo

Dica cultural da Zeneide:

A partir de hoje, no Centro Cultural de São Paulo, uma série de oficinas e atividades culturais relacionadas ao meio-ambiente têm lugar. Sob o título: "Este mundo é meu! e as sete sementes", os participantes poderão refletir e aprender a partir de vídeos, exposição, oficinas e outras atividades.

"Nesta sua sétima edição, o projeto tem como tema o meio ambiente - Este mundo é meu! E as sete sementes... - e aborda questões centrais e atuais considerando a própria natureza cultural e arquitetônica do Centro Cultural São Paulo. Ou seja, a discussão desse evento é ambiental, em um espaço de fomento interdisciplinar, que recebe um público plural, bem como especializado, formado por pesquisadores, ambientalistas, professores, artistas e educadores. Além de promover a cultura e a arte para vários públicos em eventos inspirados pela criatividade da criança, esta edição também propõe refletir e disseminar, de modo coletivo e integrado, o compromisso com a preservação ambiental.
O debate dessas questões, que afligem todos nós, será mediado pelo lúdico e pela magia do Este mundo é meu!. No período de 8 a 31 de outubro estaremos envolvidos com a Arte, a Espiritualidade, a Educação, a Ética, a Cultura e a Ciência, por meio de uma Participação ativa, crítica e criativa, elementos que simbolizam as sete sementes lançadas nos espaços deste Centro para uma integração dos saberes que promovem belas e vitais ações."

!Martin GrossmannDiretor do Centro Cultural São Paulo)


Veja alguns cursos e oficinas:
inscrições até dia 8/10
dias 9, 16, 23 e 30/10 - quintas, das 10 às 12h e das 14 às 16h
- Sala de Oficinas I
Oficina Como os índios - Arte com as cores da Terra
Coordenação: Cecília Borelli e Assistente KK. Alcover
Oficina na qual os participantes têm a oportunidade de entrar em contato com a cultura e a arte de algumas tribos indígenas, podendo vivenciar e criar como eles utilizando materiais e tintas naturais.
Cecília Borelli é psicóloga, artista plástica e arte-educadora.
(40 vagas) - público: crianças a partir 8 anos
- inscrições: de 2 a 8/10, na Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 33833437
- período da oficina: quintas-feiras, de 09/10 a 30/10.

inscrições até dia 8/10
dias 10, 17, 24, e 31/10 - sextas, das 10h às 12h e das 14h às 16h
- Sala de Oficinas II
Workshop Sonoridades Visíveis
Coordenação: Marco Scarassati e Marcelo Bonfim
Esse workshop propõe a partir da exibição de um filme curta metragem sobre a origem dos sons, ensinar a criar e confeccionar instrumentos musicais a partir de materiais re-utilizados e que possam ser aproveitados para posterior sonorização do filme.
(40 vagas) - público: crianças entre 8 e 12 anos
- inscrições: de 2 a 8/10, na Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel. 33833437
- período da oficina: sextas-feiras, de 10/10 a 31/10.

dia 11/10 - sábadodas 10h às 12h e das 14 às 16h - Espaços externos do CCSP
Atividade em família: Objetos de teatro
Orientação: Cláudia Malaco
Os carrinhos do mobiliário educativo tatu-bola servirão para receber o público, em família, nesta oficina que reapresenta o brincar no processo de aprendizagem. A proposta é criar personagens a partir de uma história contada e construir objetos e roupas que os acompanhem. A cada sábado uma oficina diferente será ministrada com temas como maquiagem, máscaras e bonecos.
(20 vagas, 7 anos, acompanhadas pelos responsáveis)

dia 12/10 - domingo das 10h30 às 17h - Jardim Eurico Prado Lopes (rampa do metrô)
Cursos e oficinas
Foto na lata
Coordenação: Equipe da Imagem Mágica
Oficina na qual se pretende ensinar as técnicas fotográficas, desde a construção e o funcionamento de uma câmera artesanal até os processos de revelação destas imagens (pinhole), tendo como tema o meio ambiente. O objetivo é despertar em cada indivíduo a percepção de seu potencial e a responsabilidade para a edificação de um mundo melhor, utilizando como principal ferramenta o poder da imagem. (45min cada oficina, 8 anos)

Veja no site a programação completa:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/este_mundo/por_area.htm

O endereço e o telefone do CCSP são:
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo - SPfone: 3383 3402

Um comentário:

Anônimo disse...

Vim filosofar por aqui. Como prometido.