sábado, 18 de outubro de 2008

Show do Mawaca no Auditório Ibirapuera


Domingo passado, Dia das Crianças, fui com a família no show do grupo Mawaca, no Auditório do Ibirapuera. Que programa maravilhoso! O lugar é lindo, o som é perfeito, tudo conspira a favor do show, com qualidade e conforto, mas principalmente, cultura.

Devo explicar primeiro que nós quatro somos grandes fãs do Mawaca. Minhas filhotas sabem de cor as músicas dos dois cds (Astrolábio Tucupira e Mawaca pra todo canto) e do dvd, que nós já vimos várias vezes. O trabalho do grupo é primoroso, traz músicas de muitos lugares do mundo e arranjos musicais originais, que integram uma enorme variedade de instrumentos, criativamente reconfigurando os sons e ritmos das músicas.

O formato desse show foi diferente: Através da contação de histórias, contextualizaram as músicas apresentadas, aproximando-as das crianças e tornando-as mais significativas e inesquecíveis. Essa é também a proposta do livro "De todos os Cantos do Mundo", de Heloísa Prieto e Magda Pucci, que obviamente tivemos que comprar para ler, ouvir e relembrar as histórias em casa.

Minhas filhas adoraram o show, e eu também me diverti e aprendi muito. Dançamos, cantamos, batucamos no colo, acompanhamos com palmas, e olhamos em volta, o auditório todo empolgado e participativo.

No final, o grupo recebeu as crianças com conversas, beijos e abraços, aproximando-as do universo artístico de um modo como apenas em um espetáculo como esse pode-se fazer. As meninas as abraçaram , beijaram e conversaram com naturalidade, sem aquela tietagem que acompanha a cultura de massa consumista que se vê por aí. Na volta para casa comentaram como elas eram bonitas e 'normais'. Fiquei feliz com o comentário, pois mostra que a arte está acessível, faz parte de nosso mundo, e está ao alcance das crianças se dedicarem, trabalharem e desenvolverem seus conhecimentos artísticos.

Voltamos ouvindo o cd que acompanha o livro, relembrando o show e nos divertindo. Na segunda-feira, a Tarsila levou o livro para mostrar aos amigos. Vamos adotá-lo com a turma do 3º ano no ano que vem, pois dá base para um projeto maravilhoso de estudo de outros povos e culturas através da música.

Eu chamei as meninas para me ajudarem a escrever este post, contando como foi a experiência para elas. Seguem abaixo os comentários delas:

"Eu gostei da história da 'mariposa', quando elas cantam em espanhol. Eu também gostei quando elas ensinaram uma dança pra platéia, e mostrei para os meus amigos na escola. No dia das crianças eu ganhei uma alfaia, e estou tocando as músicas do Mawaca. Eu gosto de todas as artistas, mas eu gosto mais da Cristina Guiçá, da Magda e da Sandra. Eu também gosto da Cris Miguel, que dança "Cirandeiro", pena que ela não estava lá, mas eu vejo ela no Rá Tim Bum" (Tarsila)

"Eu também gostei da história da 'mariposa', de quando se perguntava 'Eres cubana?' e elas respondiam, 'No soy cubana'. Também achei legal a parte da 'arenita azul'. As roupas delas no show eram muito bonitas, a da Zuzu Abu e da Sandra Oak eram azuis, todas eram de cores parecidas, mas não iguais. As vozes eram doces, cada história tinha seus detalhes, e as músicas eram bonitas, muito diferentes e legais. A minha música favorita do Mawaca é Bre Petrunko, porque tem partes engraçadas, como o 'ai, ai' da Sandra. No final do show nós fomos pedir autógrafos no novo livro e elas foram legais. Eu gosto de todas, principalmente da Cristina, da Sandra e da Zuzu". (Isabela)


Em novembro será lançado o novo cd no SESC Santo André. Mal posso esperar!


Um comentário:

Professor Tiago Ortaet disse...

Que programaço, que sabor de arte, eu também já tive o privilégio de acompanhar um show do MAWACA lá em Guarulhos em 2007, foi sensacional!!!
Selma e familia, grande abraço!
Tiago Ortaet