quinta-feira, 11 de junho de 2009

A educação é um ato político


(Professor Marcos, do Laboratório de Arte da FEUSP, e membro do Arteirinhos, agredido com gás pela tropa de choque)


Há momentos em que calar é concordar. Em que ignorar é fortalecer o adversário. Em que a suposta neutralidade é na verdade a manutenção do status quo.

E por que não quero fazer isso, hoje quero falar aqui no Arteirinhos sobre o que está acontecendo na USP nos últimos dias. Quem tem acompanhado a mídia oficial (tv, jornais e revistas de grande circulação) vai ter acesso a apenas uma visão dos fatos. Visão parcial, ideológica, que interessa àqueles que estão felizes porque têm acesso a tudo: moradia, educação, saúde, lazer... Por que estes iam querer mudar algo? A eles interessa dizer que os estudantes são indisciplinados, que as manifestações são baderna, e que eles deviam ficar quietinhos na deles, aproveitando que conseguiram estar entre os poucos com acesso à universidade pública, ao invés de passar estes dias frios lutando para estender este direito aos outros milhões que não conseguiram entrar em uma faculdade pública.

Eles não dizem os motivos que levaram estudantes, professores e funcionários das três universidades estaduais paulistas à greve. Eles não mostram a violência com que a polícia está atacando aqueles que exercem um direito garantido na constituição - mas desrespeitado pelo governo. Eles estão falando que os professores, alunos e funcionários são violentos. Mas suas armas são flores e palavras para enfrentar bombas de efeito moral e cassetetes.

Por isso, convido professores e todos os que se importam com a educação a verem todos os lados antes de formarem sua própria opinião. Não se deixem doutrinar pela mídia, exerçam seu pensamento crítico e julquem por si mesmos se a greve das três universidades paulistas - patrimônio público, sustentado pelos nossos impostos, formadoras dos profissionais que vão estar aí nos próximos anos - é mesmo o que eles estão dizendo. Vejam os vídeos e visitem os sites abaixo. E decidam por si mesmos qual é a verdade.

http://www.gpopai.org/greve2009/index.php?title=P%C3%A1gina_principal
http://hariprado.wordpress.com/2009/06/09/debelado-foco-guerrilheiro-na-usp/
http://blog.forumeducacao.zip.net
http://www.adusp.org.br
http://www.youtube.com/watch?v=xwL-b6LUOb4
http://www.youtube.com/watch?v=sIVLuuag9G0
http://www.youtube.com/watch?v=YNAzxgGtGpA
http://www.youtube.com/watch?v=deUf8An9Q1o
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/06/448641.shtml
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/06/448626.shtml
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/06/448656.shtml

Um abraço,
Selma de Assis Moura

Nenhum comentário: