quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Curso: Mediação Cultural: Conceitos iniciais – Aprender fazendo

Este curso via web propõe a criação de uma série de estratégias para promover conversas iniciais com educadores sobre a mediação cultural, debatendo alguns aspectos importantes desta área da educação, além de reflexões sobre as aproximações entre a escola e o museu.

O curso é dirigido a professores da educação básica (ensino formal), educadores de instituições não-formais, agentes culturais e mediadores de museus, além de outros interessados.

Gratuito, tem carga total de 80 horas e ocorre no período de 5 de novembro a 12 de dezembro de 2009. Haverá declaração de conclusão para os participantes que cumprirem pelo menos 70% das ações previstas.

Para inscrição neste módulo os interessados devem baixar e preencher um questionário de pré-seleção disponível no endereço http://migre. me/9rVS link cursos no período de 26 a 29 de outubro de 2009, seguindo as recomendações de envio constantes no próprio questionário. Os selecionados serão informados via e- mail até o dia 1º de novembro, devendo confirmar seu interesse na vaga através de mensagem até o dia 03 de novembro de 2009. Informações adicionais podem ser obtidas através do e-mail af.em.curso@ gmail.com .

O número de vagas é de 60, divididas entre duas turmas.

O curso é teórico com algumas ações práticas e é realizado a distância através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Consiste de leituras e discussões através do ambiente, com estudos individuais e em grupos.

É aconselhável que o participante tenha familiaridade com as principais ferramentas da internet e disponha de tempo para se dedicar ao curso e se envolver com a turma.

Alguns conteúdos abordados: usando um ambiente virtual como possibilidade de ensino e aprendizagem; netiqueta; perfil do aluno de EaD; otimizando imagens para a internet – uma introdução; mediação cultural no museu, instituições culturais e na escola; aproximações entre museu e escola; alguns pontos-chave da mediação; diferentes tipos de público; materiais de apoio na mediação cultural; desdobramentos da mediação em sala de aula.

--
Ana Maria Schultze
Projeto Arte-Educar
São Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: