terça-feira, 13 de outubro de 2009

Oficina de Arte





OFICINA DE ARTE

Uma vivência, um debate, uma oficina dirigida aos educadores para aprofundar a experiência da arte na educação.
Introdução
O essencial na ARTE é compreendê-la como um todo... e suas partes.
Por exemplo, o corpo e sua capacidade de provocar o diálogo sem o uso da racionalidade. A criança pensa com o corpo, assim como o adulto, que diminui essa percepção pela ação da razão, mas, mal sabemos que nossos pensamentos se efetivam em conjunto com nossas emoções.
As crianças começam a interagir com o meio através dos pequenos gestos. Esses primeiros movimentos provocam prazer e se transformam em linguagem. Cada ato comunicador habita um processo de transformação, de um intenso relacionamento simbólico; e nossas relações são altamente simbólicas e dramáticas.
O desenhar nasce da extensão desses primeiros movimentos. A linguagem do gesto se transforma em linguagem gráfica. O desenho expressa nosso desejo de pertencimento ao mundo, de deixar nossa marca, nosso modo singular, e esse é o princípio da alfabetização: a capacidade de cada indivíduo fazer sua leitura de mundo. O desenho é parte do caminho do ler e escrever.
A arte nos ensina muito, como por exemplo, nossa capacidade plástica. Nosso movimento não é o de ficar só a observar. Interferimos, criamos. A arte é o conhecimento que nos ensina a criar.
Podemos olhar para a escultura como uma continuidade também dos nossos primeiros gestos. Mas a relação com o barro leva-nos a experimentar um outro processo de conhecimento. Tocamos a argila procurando compreender a existência, nossos sentimentos. Moldamos, esculpimos, sentindo como se fosse nosso corpo, nossa idéia de ser. Faz parte do processo de compreender o outro, o outro corpo, como o barro a nossa frente, que interagimos, mas sua importância será relativa à atenção e ao valor que eu depositar, agregar. Criar um objeto a partir do barro abre à reflexão sobre o simbolismo na vida, e esse é um dos fundamentos da ARTE. Ela é parte da nossa necessidade de compreender a vida, mas não de uma maneira linear, simplificada, mas, de uma forma complexa, que não se encerra numa explicação, que incorpora sempre todos os lados envolvidos, que se modifica a partir do olhar de quem se relaciona com ela. Sua linguagem inclui os sentimentos, os sonhos, os desejos, as formas, o inconsciente e as inúmeras maneiras de interpretar o que está ao redor. O contato com a arte AFETA diretamente nossa maneira de nos relacionarmos com mundo; é como a música, nos toca sem retoque, sem aviso ou receita, sem caminho determinado, nos convidando a viver a intuição.
Somos seres sociais por principio, por vivermos em sociedade e por fazermos parte de um grande sistema. Estamos todos em relação. Somos partes do todo e tudo influencia tudo. Os seres humanos inventaram a arte como resposta a essa complexidade, como maneira de favorecer a comunicação entre as pessoas, sobre nossa capacidade de intervir esteticamente no mundo. Estética vem do grego e quer dizer fazer-se sensível. A arte invade-nos carregada de sentires, de outras consciências e conhecimentos. É fonte das humanidades, estimula o indivíduo a sentir, aguça nossas formas de perceber a realidade. Fala-nos de uma maneira múltipla, para potencializar nossa viagem pela vida, a bordo da nave Terra.

Programa
O OLHAR
Olhamos o que vemos?
Tudo depende de nossa atenção, da perspectiva e o que focamos.
“O que olhos não veem o coração não sente.”

Expressão
Ser um indivíduo pressupõe expressividade. Esse é o caminho natural no mundo da cultura. Expressar é projetar-se, criar.
Criar: dar existência a, produzir, inventar, imaginar, suscitar / alimentar, nascer.(‘Aurélio')
Criar é nossa maneira de interpretar e intervir no que vemos. Fazemos isso porque constituímos uma identidade. Podemos olhar para o processo criador como aquilo que traduz nossa marca, nossa maneira de ser, nossas ações cognitivas, sociais, sentimentais... O ato de criar é parte da nossa inteligência.
Criamos quando aprendemos a falar, a andar, no ato de pensar, de tomar consciência sobre si e o outro, de decidir, de desenvolver empatia, simpatia, raiva, etc.
“A primeira mudança no educador, portanto, é trazer a singularidade do indivíduo para o foco de atenção(...)” Hebert Head

Ser singular
O indivíduo indivisível. A individuação, a pessoa como fundamento do coletivo. Cada ato, opinião, ação, como processo expressivo.
O singular do indivíduo pressupõe desenvolvimento. E o desenvolvimento anda de braços dados com a linguagem, num intercambio de processos.
A Singularidade da singularidade
A ARTE como linguagem singular, que nos liga ao mistério da vida, à manipulação da linguagem, ao conhecimento, aos sentimentos, ao inconsciente, a nossa mitologia; que carrega em sua estrutura o trabalho com os sentidos, e nos impulsiona à atenção, ao envolvimento, à fruição.

Expressar sua singularidade é conjugar linguagens. O ato expressivo é o fundamento na construção da identidade e do conhecimento. Conhecer envolve interagir e criar com o que é simbólico, para compreender e intervir no mundo, para me expressar e me comunicar como ser social e cultural.
Fruir
O verbo da arte, fruir diz sobre a capacidade de se envolver, de se apropriar, de incorporar o objeto a ser conhecido, a obra.
“O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, isto é, pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sócio cultural da criança.” Vigotski.



Materiais para a oficina

Argila* A argila é fornecida por PASCHOAL – Equipamaentos e massas cerâmicas

A escola deverá fornecer:
Água
Mesa
Projetor – (informar caso não tenha)
Papel craft
Aparelho de som

Duração: 2 horas.

Alem do debate os professores receberão informações técnicas de tipos de argila e seu uso, manuseio, reciclagem, queima e acabamento, além de técnicas que possibilitem para a construção de peças simples.

As Oficinas são gratuitas.

Coordenação: Tom Wil e Tina Curi – artistas educadores

Patrocínio: PASCOAL – Equipamentos e massas cerâmicas
Rua Jorge Tibiriçá, 565 A. Fone/Fax: 0xx 11 - 5549.4230.
Vila Mariana - São Paulo - SP
Cia. Bicicletas Voadoras
emeio: bicicletasvoadoras@uol.com.br
fone: (11) 8182-4381 /8369-4478

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