domingo, 7 de dezembro de 2008

Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté-SP











Queridos colegas do blog,

Fiz um passeio que quero compartilhar com todos aqueles que, como eu, cresceram embalados pelas aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo.
Mesmo quem não teve esse privilégio até hoje pode se encantar em compartilhar essas histórias com seus filhos e alunos.

Pois fui com minhas filhas a um passeio despretensioso ao Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté. Na entrada da cidade já se vê uma estátua de Monteiro lobato com seu alter-ego, Emília. Perguntando e seguindo placas chegamos ao sítio, hoje um pequeno parque cercado de casas, mas que ainda guarda a casa original, hoje transformada em Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato.

A melhor surpresa, contudo, foram os personagens: muito simpáticos, alegres, carinhosos com crianças e adultos, me fizeram esquecer por uns momentos que são (excelentes!) atores e me sentir como a criança que se identificava com as histórias. Fiquei encantada com a Emília, linda, alegre, do jeitinho como eu imaginava. A Narizinho, um doce de menina... Pedrinho com seu bodoque... Para minhas filhas foi como encontrar os próprios personagens, é claro!

Tia Nástácia, perfeita, em seu sotaque, contou-nos uma história de saci sob as sombras de uma enorme árvore (qual árvore seria?). Visconde também compartilhou sua sabedoria com a história da mula-sem-cabeça para dezenas de crianças quietinhas, de olhos atentos, esparramadas no gramado. Passamos horas deliciosas nesse oásis no meio da cidade em atividades simples como ouvir as histórias, prosear, visitar o museu, brincar no balanço e na gangorra e, é claro, tirar as fotos que estão nesse post.

Pra levar um pouquinho do sítio pra casa, ainda compramos bonecas de pano (lindas!) dos personagens para as meninas recriarem em casa as histórias e, como professora que não resiste, para as crianças da escola brincarem as histórias que estão lendo, esse ano todo, nas Reinações de Narizinho... mal posso esperar pra voltar lá nos sítio!

Recomendo muito! Vale ir com a família e também com a escola. Fica a dica:

Sítio do Picapau Amarelo
Av. Monteiro Lobato s/nº - Chácara do Visconde
Taubaté - SP - CEP 12050-730
Fone (12) 3625-5062 e 3635-3234
www.museumonteirolobato.com.br

3 comentários:

Lilian disse...

Olá Selma,
ótimo ler seu relato de visita ao Sítio. Ontem mesmo passei de carro por Taubaté e pensei que seria legal levar minhas crianças, mas não sabia se o Sítio estava num momento legal de visitação. Vi suas mensagens na lista da FE-USP, terminei o doutorado lá há dois meses! Bom saber que há mais colegas blogueiros por lá, já que meu foco de pesquisa é novas tecnologias + educação.
abço
Lilian Starobinas

Selma Moura disse...

Olá, Lilian,
Obrigada pelo comentário no blog. De fato, eu gostei muito da visita ao Sítio, entrei no clima com minhas filhas e acabei ouvindo histórias no gramado, sob uma árvore. Uma delícia! Prazeres simples que se perdem na correira da gente...
Parabéns pelo doutorado! Que bom! Mande o link da tese para eu ter acesso, tá?
Deve ter bem mais blogueiros na FEUSP, acho que é uma ferramenta bárbara que aproxima as pessoas.
Continue visitando o Arteirinhos, tá?
Um abraço,

Selma

Unknown disse...

OI,SELMA,GOSTARIA DE SABER SE É PRECISA PAGAR P/ENTRAR NO SÍTIO E SE LÁ TEM LUGAR P/ SE ALIMETAR.SE PUDER ME RESPONDER AGRADEÇO.