sábado, 27 de dezembro de 2008

Música Nova para Curtir: Rupestres Sonoros do Mawaca


Nesta bela tarde de sábado estou em casa com as duas filhotas. Enquanto organizo meus e-mails, vou ouvindo músicas deliciosas do novo cd do Mawaca, Rupestres Sonoros.

Fui ao show de lançamento, na Galeria Olido, nós quatro e meu sobrinho adolescente. Lindo! Fiquei emocionada com o olhar delicado sobre a musicalidade dos povos indígenas. Fiquei feliz por ver teatro estava lotado, a cada show vejo que o grupo atrai mais pessoas, e de origens diferentes. Comprei o cd para ouvir em casa.

No começo confesso que estranhei os arranjos, que misturam a música indígena e eletrônica. Achei muito diferente dos demais cds do grupo, mais acústicos, e fiquei pensando o que levou o grupo a se arriscar nessa mudança que poderia desagradar aos mais puristas. Depois percebi que a música, como arte que é, pede reflexão e recriação, e que o grupo não reproduz meramente o repertório que pesquisa, mas ao apropriar-se, recria as músicas. E vi que esse cd trouxe experiências sonoras interessantes, que fui apreciando cada vez mais.

Curioso que isso me ocorreu ouvindo. Ouvi o cd muitas vezes. Só hoje, umas quatro, voltando ainda mais nas músicas que foram virando favoritas. A ciranda indiana remix, por exemplo. De cara, não gostei, preferi a versão anterior. Mas agora estou apaixonada. Também me reapropriei das músicas do Mawaca.

Minhas filhas adoram também. Sabem várias de cor, já foram em dois shows, são fãzinhas da Zuzu Abu e da Sandra Oak, a quem gostam de imitar, da Magda Pucci com os cabelos diferentes e da Cris, que vêem no Baú de Histórias da TV Cultura. Meus alunos também amaram, principalmente Koitchangaré, Maracatus e Tambores de Minas, que aprenderam nas aulas de música.

Estou doida para mostrar esse cd para as crianças na volta às aulas. Acho que vão adorar o remix da Koitchangaré. Enquanto curto as férias, compartilho com vocês essa dica: CD Rupestres Sonoros, do Mawaca. Quem não conhece o grupo pode visitar o site www.mawaca.com.br e se encantar...

Bom final de semana. Vou ouvir minha atual favorita no cd, a Canção Kayapó.

Selma Moura

Nenhum comentário: