terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ONG Meu Guri: Desenvolve a vida e valoriza a comunidade

Peço licença ao meu querido amigo Tiago Ortaet para reproduzir a matéria publicada em seu site sobre seu trabalho na ONG Meu Guri. Além de divulgar esse trabalho belo e importante que realmente faz diferença no dia-a-dia dessas crianças, das pessoas abordadas nas intervenções artísticas e nas comunidades, serve de modelo para outros educadores.
O post original pode ser lido em seu blog http://trupeortaetica.blogspot.com/
Abraço ao Tiago e às crianças do Meu Guri!
Selma Moura



Sábado, 13 de Dezembro de 2008
MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNALISTA FERNANDO DO PORTAL ZN NA LINHA 2008
MEU GURI: DESENVOLVE A VIDA E VALORIZA A COMUNIDADE
Av. Guapira 920, Tucuruvi 06/Nov/2008

Imagine-se recebendo uma "injeção de alegria" na saída do Metrô depois de um duro dia de trabalho, ou então um abraço solidário de uma pessoa desconhecida e ainda por cima fantasiada. Diferente não? Pois é, estas são apenas algumas das intervenções artísticas da oficina de teatro do Núcleo de Atendimento Comunitário Meu Guri.

Trupe Ortaética alegrando o Metrô

O Programa Meu Guri é uma rede não governamental de assistência social, que atua no pré-atendimento das famílias em vulnerabilidade, ou vítimas de violência doméstica e institucional, que são encaminhadas por órgãos de proteção aos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar. "A idéia é que essas famílias recebam um acompanhamento diferenciado, possibilitando detectar e solucionar seus problemas com intervenções menos complexas", afirma Luiz Pereira de Souza, um dos coordenadores do projeto.

Criado em Fevereiro de 2006, o Núcleo de Atendimento Comunitário no Tucuruvi, nasceu para atender as famílias da comunidade da região. E hoje, tendo como premissa orientar e dar apoio a essas famílias, o núcleo atende cerca de 300 pessoas por mês. São atendimentos nas áreas de assistência social, acompanhamento psicológico e na arte educação.

Estas ações, além de contribuir para o fortalecimento dos laços familiares, possibilitam o processo de emancipação e inserção social. O núcleo desenvolve também outras atividades, como no curso de costura, na oficina de teatro, com o bazar beneficente e o posto Primeiro Emprego, que presta atendimento diferenciado ao jovem que procura seu primeiro trabalho.

Núcleo de Atendimento Comunitário MEU GURI - Tucuruvi

A oficina de teatro do núcleo Meu Guri tem surpreendido os arte-educadores pelo novo formato no processo de educação e pela quantidade de pessoas interessadas. "O teatro de intervenção é muito saboroso. São pessoas comuns que querem intervir no cotidiano de maneira saudável", disse o professor Tiago Ortaet. "Para os alunos é uma grande festa, pois estar na rua é totalmente diferente do palco", ressalta.

Professor Tiago Ortaet Vc tem Fome d q???

A Trupe Ortaética, como carinhosamente ficou conhecida a oficina de teatro, realiza intervenções freqüentes em locais públicos, geralmente nas estações do Metrô, onde abordam temas relevantes de maneira lúdica, como: Vc tem Fome d q???; Estatuando; Campanha de Vacinação da Alegria e Abraços Grátis", entre outros. Portanto, além de oferecer alegria a muitas pessoas, a Trupe Ortaética transforma a vida de muitas crianças.

Núcleo de Atendimento Comunitário MEU GURI - Tucuruvi
Av. Guapira 920, Tucuruvi. Fone 2201-7479

Texto: Fernando Figueiredo
Fotos: Fernando Figueiredo e projeto Meu Guri
http://trupeortaetica.blogspot.com
www.znnalinha.com.br
Crédito da imagem: Tiago Ortaet, em http://trupeortaetica.blogspot.com/2008_11_01_archive.html

2 comentários:

Cybele Meyer disse...

Olá Selma,

Primeiramente obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas. são pessoas como você que nos estimulam a seguir em frente.

Adorei seu espaço. Parabéns pelo trabalho e adorei conhecer o projeto do seu amigo Tiago.

Um 2009 maravilhoso e iluminado para você e sua equipe.
beijinhos com carinho

Selma Moura disse...

Obrigada, Cibele, pela visita e pela força! Nos encontramos nos espaços virtuais outras vezes.
Um Feliz 2009 pra você també, com muitas artes...