quarta-feira, 26 de novembro de 2008

De Debret às escolas do século XXI



De Debret às escolas do século XXI
http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_materia_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Materias&idMenu=3&label=Materias&v_id_conteudo=72288#

Com o objetivo de refletir sobre as condições que favoreceram o surgimento e a manutenção, por quatro séculos, do sistema escravista no país, e identificar algumas contribuições dos povos africanos para a formação da sociedade brasileira, a MULTIRIO lança nesta sexta-feira, dia 28, às 16 horas, no Museu da República, o kit Uma viagem pitoresca: de Debret às escolas do século XXI, composto de um livro e de um curta-metragem.





No ano em que se comemora os 120 anos de abolição da escravatura, o livro traz informativos de historiadores que, além de levar o leitor a refletir sobre o tema, resgatam aspectos da história da África e dos africanos no Brasil, desconhecidos da maioria do povo brasileiro. Há textos de Mônica Lima, professora do Cap/UFRJ; dos professores Marcelo Bittencourt, Sheila Faria e Julio Cesar Tavares, integrantes do Departamento de História da UFF; e da historiadora Rachel Jaccoud Ribeiro

O curta que acompanha o livro mistura animação com captação em vídeo. O audiovisual parte das pranchas da Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, criada por Debret. O vídeo conta uma história que proporciona um encontro virtual entre navegantes de ontem e de hoje. Apresenta uma viagem dentro de outra viagem, onde a atual (re)significa a antiga, emprestando a ela novas possibilidades de leitura e fruição estética.

“A obra se insere também num contexto de afirmação da cidadania, onde a inclusão digital pode ser especialmente qualificada por uma escola antenada com os desafios colocados pelo novo século”, afirma Fernando Mozart, um dos criadores do kit.

A publicação é dirigida aos professores e o audiovisual, voltado prioritariamente para adolescentes e jovens.

Lançamento - O lançamento acontecerá, no dia 28 de novembro, às 16 horas, no Museu da República, com a exibição do vídeo e um bate-papo com Fernando Mozart, Martha Moreira (responsáveis pela criação do kit), a atriz e poetisa Elisa Lucinda e Ana Gomes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Alberto Rangel, localizada na Cidade de Deus.

Currículo nas escolas - Desde 2003 escolas públicas e privadas de todo o país são obrigadas pela lei federal nº 10.639 a oferecer, em seu currículo, o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira. Em março de 2008 esta legislação foi ampliada pela lei 11.645, que acrescentou a obrigatoriedade da inclusão de conteúdos sobre a História dos Índios do Brasil.

Nenhum comentário: