domingo, 30 de novembro de 2008

DVD resgata o papel pedagógico e cultural da capoeira brasileira em Campinas


(Clique na imagem para ampliar o folder)

O mestre de capoeira Paulão, do Grupo Coquinho Baiano de Campinas, vai lançar um DVD sobre a história da Capoeira no Brasil e no mundo.

Vão ocorrer diversos eventos sobre o tema entre os dias 11 e 14 de dezembro.

O mestre Paulão milita em prol da Capoeira há 38 anos, é compositor de músicas afro-brasileiras, malabarista, faz apresentações de samba e pagode com seus amigos, é um dos cientistas populares que tanto ajudam a enriquecer as culturas e o folclore do povo brasileiro.

Nesse ano, esteve na Itália, para lecionar sobre a cultura afro-brasileira, e atua em Campinas e em todo o Brasil em prol da difusão dos saberes populares das músicas e das danças do país.

Já foi cortador de cana-de-açúcar, junto com sua família, e hoje é um dos defensores do Movimento Negro. Existe também um site, com várias informações:
www.coquinhobaiano.org.br.

O lançamento do DVD vai ocorrer na Estação Guanabara, que fica na rua Mário Siqueira, sem número, no centro, em Campinas.

O mestre disse que tem interesse em unir as redes de comunicação sobre a capoeira e outras manifestações afro-brasileiras, para que, assim, seja possível focar e aprofundar, com intensidade, as atividades.

Uma das propostas que estão sendo discutidas é a possibilidade de incluir a Capoeira entre as modalidades oferecidas pelas Olimpíadas.

O telefone de contato dele é (19) 81995791. O e-mail dele é: .

Nenhum comentário: